Equipe da emissora britânica BBC é atacada por avião russo na Geórgia

Equipe da emissora britânica BBC é atacada por avião russo na Geórgia

Atualizado em 11/08/2008 às 14:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Na tarde do último domingo (10), uma equipe da emissora britânica BBC foi atacada por um avião russo enquanto cobria o confronto da Rússia contra a Geórgia, na região da Ossétia do Sul.

O avião bombardeava a cidade de Gori, e após ser revidado com uma bateria antiaérea georgiana, atacou a equipe da emissora. Mesmo com o anúncio de cessar-fogo da Geórgia, três mísseis foram disparados e caíram perto dos veículos da equipe. Ninguém ficou ferido.

A cidade de Gori foi parcialmente destruída por bombardeios russos durante o último fim de semana. Segundo a agência de refugiados da ONU, 46 mil moradores do local estão desabrigados.

A Ossétia do Sul é um território no sul do Cáucaso que oficialmente faz parte da Geórgia e faz fronteira com a Ossétia do Norte, pertencente à Rússia. A região sua independência em 1992, mas sua autonomia não foi reconhecida pela comunidade internacional.

A tensão entre os dois países começou antes do colapso da União Soviética, por causa do forte sentimento de nacionalismo presente na Geórgia. A Rússia já acusou a região de apoiar os rebeldes chechenos, que recebiam suprimentos e reforços pelo território da Geórgia.

Além disso, o governo de Moscou é freqüentemente acusado de violar o espaço aéreo georgiano para fazer operações contra os rebeldes chechenos, incluindo ataques aéreos na região montanhosa.

As informações são da BBC

Leia mais