Equador vai processar jornalista que denunciou fraude na Copa de 2006

Equador vai processar jornalista que denunciou fraude na Copa de 2006

Atualizado em 04/09/2008 às 15:09, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista canadense Declan Hill, que denunciou no livro "The Fix: Soccer and Organized Crime" a suposta manipulação dos resultados de alguns jogos na Copa do Mundo de 2006 por máfias de apostadores tailandeses, será processado pela Federação Equatoriana de Futebol.

De acordo com Hill, no Mundial da Alemanha houve fraude em jogos como os da seleção italiana contra Gana (na primeira fase) e Ucrânia (nas quartas-de-final), e o da Inglaterra contra o Equador (primeira fase).

Além disso, o resultado do jogo de Brasil e Gana, pelas oitavas-de-final, teria sido manipulado através do ex-jogador de Gana Abukari Damba. Uma máfia tailandesa, com quem Damba manteria contato, teria apostado que o Brasil venceria o jogo por pelo menos dois gols de diferença sobre o time ganês - que acabou derrotado por 3 a 0.

Segundo o site Globoesporte.com, Luis Chiriboga, presidente da federação equatoriana, negou a versão do jornalista e afirmou que vai entrar com um processo contra ele e o jornal alemão Bild , que publicou uma reportagem com as acusações.

"A honestidade de nosso futebol equatoriano, de nossos jogadores, de nosso corpo técnico, dos dirigentes da federação não está em dúvida. Esse jornalista, que fez a acusação, e o jornal que a publicou, têm que responder", afirmou Chiriboga.

Leia mais