Equador pode processar El País por publicar informações falsas sobre as Farc
Equador pode processar El País por publicar informações falsas sobre as Farc
Equador pode processar El País por publicar informações falsas sobre as Farc
O ministro da Justiça do Equador, Gustavo Jalkh, afirmou nesta quinta-feira (13), que o governo do país cogita entrar com um processo contra o jornal espanhol El País , por ter publicado na última quarta-feira (12) um artigo indicando a existência de vínculos entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo equatoriano.
Em entrevista à rádio Sonorama, o ministro disse que no artigo do jornal espanhol "há afirmações extremamente graves, que não se sustentam, e devemos entrar com processos contra pessoas ou instituições que publicam notícias tão infundadas".
Ele ainda explicou que "a chancelaria, juntamente com a Procuradoria Geral do Estado, poderão tomar medidas para estabelecer as responsabilidades judiciais". A chanceler equatoriana, María Isabel Salvador, informou ter enviado ao embaixador equatoriano na Espanha uma carta contra as notícias que "ferem" a dignidade do país.
Na carta, ela afirmou também que o governo equatoriano viu com "indignação e surpresa" como o jornal recolheu "acusações infundadas que insinuam acordos com as Farc e afirmações que constituem uma tentativa deliberada de tirar o foco da violação da soberania territorial equatoriana".
A chanceler ainda disse que o artigo do El País faz "afirmações tendenciosas que ferem a dignidade de todo o país, representado pelo presidente Rafael Correa".
Com informações da agência Ansalatina
Leia mais






