Equador e Venezuela estudam criação de órgão de repressão à imprensa

Equador e Venezuela estudam criação de órgão de repressão à imprensa

Atualizado em 25/05/2009 às 08:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Os presidentes do Equador, Rafael Correa, e da Venezuela, Hugo Chávez, pretendem criar uma entidade de controle e repressão à imprensa. A declaração dos chefes de estados sul-americanos foi concedida durante entrevista coletiva realizada no último sábado (23), em Quito, capital equatoriana. Segundo eles, os órgãos terão por objetivo minimizar abusos de mídias "corruptas".

Agência Brasil
Hugo Chávez
"Quando eu for presidente da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), vou pleitear formalmente a criação de instâncias que defendam os cidadãos e os governos legitimamente eleitos dos abusos da imprensa", declarou Correa.

A idéia do equatoriano foi apoiada de imediato por Hugo Chávez. Para ele, o atual desempenho da imprensa nos dois países beira ao "fascismo". Os dois presidente vivem em constante impasse com a mídia latina, inflada por denúncias do governo de "abusos" de jornais e demais veículos de comunicação e arbitrariedades por parte do poder público.

Rafael Correa assumirá na próxima semana o comando da Unasul, em evento realizado na cidade chilena de antofagasta. A informação é do jornal DCI.

Leia Mais