Entrevista do ministro Joaquim Barbosa à Folha causa mal-estar no STF

Entrevista do ministro Joaquim Barbosa à Folha causa mal-estar no STF

Atualizado em 25/08/2008 às 17:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Entrevista do ministro Joaquim Barbosa à Folha causa mal-estar no STF

A entrevista concedida pelo ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (25), causou incômodos entre colegas de profissão. Ao responder a uma pergunta do jornalista Frederico Vasconcellos sobre suas brigas com os ministros Marco Aurélio, Gilmar Mendes e Eros Grau, Barbosa afirmou que quem pensava que o Supremo teria um negro submisso e subserviente se enganou.

Segundo o site Consultor Jurídico, as declarações de Joaquim Barbosa costumam ser consideradas populistas e demagógicas pelos outros ministros. Para ele, todos os desentendimentos com colegas ocorreram por sua defesa a ações como o combate à corrupção no Judiciário.

Um exemplo é a recente discussão com Eros Grau, que libertou Humberto Braz, braço direito do banqueiro Daniel Dantas, presos na Operação Satiagraha, da Polícia Federal. "Como é que você solta um cidadão que apareceu no 'Jornal Nacional' oferecendo suborno?", questionou Barbosa. Eros Grau respondeu que não havia julgado a ação penal, mas se havia fundamento para manter prisão preventiva. Joaquim Barbosa retrucou dizendo que "a decisão foi contra o povo brasileiro".

Com Gilmar Mendes, a discussão aconteceu num julgamento de uma lei mineira, considerada inconstitucional pelo Supremo. Barbosa não entendeu os argumentos de Mendes e declarou: "Ministro Gilmar, me perdoe a palavra, mas isso é jeitinho. Nós temos que acabar com isso".

Leia mais