Entidades repudiam divulgação de e-mails de jornalistas por Ministério do Trabalho

Entidades de imprensa repudiaram a divulgação de e-mails de jornalistas com perguntas ao Ministério do Trabalho, antes de as reportagens serem publicadas, informa a Folha de S.

Atualizado em 11/11/2011 às 09:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Paulo.
Na última quarta-feira (9), segundo ordens do ministro Carlos Lupi, perguntas encaminhadas por repórteres ao órgão foram postadas na internet. De acordo com , a medida tinha como objetivo "levar mais transparência" aos questionamentos feitos pela imprensa.
Em resposta à exposição, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) afirmou que era "evidente o propósito do ministério de constranger o livre exercício do jornalismo".
Para a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), "a medida prejudica o trabalho jornalístico do profissional que, de boa fé, procura o governo para checar dados ou ouvir alguma contestação para compor o trabalho de apuração".
Em 2009, a Petrobras realizou ação semelhante, quando era alvo de uma CPI no Congresso, em que publicou as perguntas de jornalistas com as respostas destacadas em um blog.
Leia mais