Entidades realizam ato em SP em defesa da liberdade de imprensa e da democracia

Entidades ligadas à defesa da liberdade de imprensa e dos direitos humanos organizaram nesta terça-feira (27), em São Paulo, o Ato em Defesado Jornalismo e da Democracia.

Atualizado em 28/09/2022 às 09:09, por Redação Portal IMPRENSA.



Em seu discurso, Paulo Zocchi, vice-presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), lamentou que o jornalismo tenha se tornado uma profissão de risco no Brasil e a violência contra profissionais de imprensa uma preocupação de toda a categoria.
Crédito:Reprodução PUC-TV/FSP

Agressões a jornalistas cresceram 320% entre 2018 e 2021

Citando levantamento da própria Fenaj, Zocchi informou que em 2018 foram registrados 135 casos de agressões a jornalistas no Brasil, contra 430 em 2021. Isso equivale a um crescimento aproximado de 320% no período.

O evento contou com apoio da OAB, Grupo Prerrogativas, Grupo Tortura Nunca Mais, Comissão de Justiça e Paz, Condepe - Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, além do apoio e parceria da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (Faficla) e do curso de Jornalismo da PUC-SP.
Já as entidades que realizaram o ato são: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Repórteres sem Fronteiras (RSF), Instituto Vladimir Herzog, Associação Profissão Jornalista (ApJor), Barão de Itararé, Intervozes, Fotógrafas e Fotógrafos Pela Democracia, Associação Paulista dos Jornalistas Veteranos, Centro Acadêmico Vladimir Herzog e Centro Acadêmico Benevides Paixão.