Entidades internacionais protestam contra censura ao Estadão

Entidades internacionais protestam contra censura ao Estadão

Atualizado em 04/08/2009 às 09:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Entidades internacionais protestam contra censura ao Estadão

Entidades internacionais de imprensa vieram a público criticar a decisão do desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), contra o jornal O Estado de S.Paulo . Em nota, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Federação Internacional dos Jornalistas (IFJ) e a Artigo 19 classificaram como "inconstitucional" a liminar que impôs censura prévia ao veículo.

Em nota, Enrique Calderón - presidente da SIP e editor do jornal colombiano El Tiempo - repudiou a decisão que proíbe O Estado de veicular informações sobre supostas irregularidades de Fernando Sarney. Segundo ele, é lamentável "que a Justiça brasileira se caracterize por proteger excessivamente os direitos das pessoas quando elas estão envolvidas em temas de interesse público, como nesse caso, e deixe em segundo plano o direito de liberdade de expressão, condenando os cidadãos ao ostracismo".

Na mesma linha, o coordenador da Federação Internacional para a América Latina, Gregório Salazar, classificou a decisão da Justiça como "um absurdo". A entidade ainda critica a aproximação entre o desembargador Dácio Vieira e a família Sarney.

"A IFJ exige pronta retificação desta medida, que pretende impedir a imprensa brasileira de informar sobre as irregularidades detectadas pela Justiça Federal, e manifesta sua preocupação porque a decisão obedeceu a conhecidos laços de amizade entre o juiz Dácio Vieira e a família Sarney", disse a nota, assinada por Salazar.

Para a ONG Artigo 19, a decisão desrespeita um direito garantido na Constituição. Em nota, a organização mencionou que "quando é de interesse público que uma informação seja divulgada, mais do que de interesse privado, ela deve ser divulgada". A informação é do jornal O Estado de S.Paulo .

Leia Mais

-

-