Entidades de imprensa pedem atuação de Lula no veto ao Estadão
Entidades de imprensa pedem atuação de Lula no veto ao Estadão
Entidades de imprensa pedem atuação de Lula no veto ao Estadão
A Associação Mundial de Jornais (WAN) e o Fórum Mundial de Editores (WEF) enviaram uma carta ao Planalto e ao Supremo Tribunal Federal (STF), cobrando ação no término da censura prévia contra o jornal O Estado de S.Paulo . No documento, as entidades pedem atuação do presidente Lula e mostram "preocupação" no veto ao veículo, em vigor há 69 dias.
| Agência Brasil | |
| Presidente Lula |
É a segunda carta enviada de forma conjunta pelas entidades ao governo e a Corte. Na primeira delas, datada de 10 agosto, não foi obtida resposta das autoridades. WAN e WEF atuam em mais de 120 países e representam cerca de 18 mil publicações.
Por decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), desde o dia 31 de julho o jornal está proibido de veicular informações sobre a "Operação Boi Barrica", que apura supostas irregularidades cometidas por Fernando Sarney, filho do senador José Sarney (PMDB-AP). No dia 30 de agosto, o mesmo tribunal se julgou incompetente para decidir recurso impetrado pelo Estadão e enviou o caso para a Justiça do Maranhão.
"Respeitosamente lembramos que a proibição legal de produzir reportagens constitui um ato de censura prévia e é uma clara violação do direito de livre expressão, o que é garantido pela Constituição brasileira e por numerosas convenções internacionais", explica a carta. O documento ainda pede para que Lula faça "tudo que estiver ao seu alcance" para derrubar o veto.
Segundo informou O Estado , até o momento Lula e Mendes não enviaram resposta oficial à carta. O presidente do STF falou apenas em tese sobre o assunto e a posição da Presidência é de que o assunto cabe apenas ao Judiciário, não devendo haver interferência do governo federal.
Leia Mais
-
-






