Entidades apontam "assédio judicial" em decisão do TJ-RS que determinou remoção de matéria do Aos Fatos

Nove entidades de defesa do jornalismo - Ajor (Associação de Jornalismo Digital), Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo)

Atualizado em 16/06/2023 às 16:06, por Redação Portal IMPRENSA.

, Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), Repórteres Sem Fronteiras, Tornavoz, Instituto Palavra Aberta e Instituto Vladimir Herzog - criticaram esta semana uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) que determinou a retirada do ar, a pedido do Jornal da Cidade Online, de uma matéria publicada em abril de 2020 pelo site de notícias e checagem de informação Aos Fatos. Crédito: Reprodução Aos Fatos Inquérito do STF aponta que Jornal da Cidade Online integra rede de desinformação que lucra via Google AdSense STF

A matéria foi removida do ar no último dia 12. Cabe recurso ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). As organizações classificaram a decisão do TJ-RS como “assédio judicial” e afirmaram que ela contraria investigação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre uma rede de desinformação da qual o Jornal da Cidade Online faria parte.
A reportagem censurada sustenta que o Jornal da Cidade Online integrava uma rede desinformativa e compartilhava sua estratégia de anúncios online via Google AdSense com vários sites, dentre eles o Verdade Sufocada, mantido pela viúva do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra (1932–2015), que foi condenado por sequestro e tortura praticados durante a ditadura militar.
O Jornal da Cidade Online é investigado pelo STF no inquérito sobre os atos antidemocráticos que culminaram com a invasão dos três Poderes em 8 de janeirto. Em relatório sobre o caso, o ministro Alexandre de Moraes apontou a existência de “organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e político”. Integrante dessa rede, o Jornal da Cidade Online teria registrado aumento expressivo de faturamento com publicidade por meio do Google AdSense.