Entidade reguladora de Portugal vai investigar suposta intervenção do governo em jornais
Entidade reguladora de Portugal vai investigar suposta intervenção do governo em jornais
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) de Portugal anunciou, nesta quinta-feira (26), que vai investigar a suposta interferência do governo do país em alguns veículos de comunicação. Segundo o jornal Económico , a imprensa está sendo impedida de noticiar informações sobre o caso Freeport.
O Freeport, construído numa Zona de Proteção Especial do Estuário do rio Tejo, foi viabilizado no Governo do ministro António Guterres, em março de 2002. De acordo com autoridades inglesas, saíram da sede da empresa em Londres grandes quantias de dinheiro ilegal que foram transferidas para Portugal através de "offshores" na Suíça e em Gibraltar.
O diretor do jornal Sol , António Saraiva, denunciou em um artigo publicado na revista Sábado. No texto, ele afirmou que uma pessoa próxima do primeiro-ministro do país, envolvido no caso, afirmou que a situação financeira do jornal seria resolvida se a publicação não publicasse notícias sobre o Freeport.
"O conselho regulador, no uso das suas atribuições e competências, delibera abrir um processo de averiguações tendo como objetivo apurar elementos relativos à situação denunciada publicamente pelo diretor do jornal Sol ", afirmou um comunicado do órgão regulador.
Leia mais






