Entidade lança sistema que garante anonimato de jornalistas e blogueiros perseguidos
Entidade lança sistema que garante anonimato de jornalistas e blogueiros perseguidos
A organização de proteção à imprensa Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lançou, na última sexta-feira (25), em Paris, na França, o primeiro abrigo anti-censura do mundo. O sistema fornecerá suporte tecnológico para que jornalistas, blogueiros e ativistas de direitos humanos possam publicar conteúdo por meio da Internet sob a segurança do anonimato.
A entidade se aliou à empresa de segurança Xerox Bank para criar o que chamou de rede de alta velocidade que torna a identificação da fonte do conteúdo praticamente impossível. O sistema é composto por milhares de internautas, o que permite o trânsito livre das informações entre dezenas de países, garantindo o anonimato do autor. No entanto, para fazer uso do dispositivo de segurança, o interessado deve ser reconhecido pela RSF e comprovar a necessidade de tal proteção.
A RSF declarou que a iniciativa figura como um modo de garantir "Internet livre e acessível a todos, proporcionando as vítimas da censura os meios de proteger as suas informações online". A criação do abrigo, segundo a entidade, só foi possível com o apoio da prefeitura de Paris.
Além do suporte tecnológico fornecido pelo "abrigo", a organização lançará uma página que permitirá publicação de conteúdo considerado proibido ou impróprio em determinados países.
Os que desejam utilizar o abrigo devem reservar um espaço enviando um para a RSF.
Leia mais






