Entidade internacional revela preocupação com liberdade de imprensa na Itália
Entidade internacional revela preocupação com liberdade de imprensa na Itália
Pesquisa do Instituto de Imprensa Internacional (IPI, em inglês) realizada na Itália constatou grande preocupação sobre o controle de mídias pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi no país e a politização da emissora de televisão pública RAI, informa o jornal The Guardian .
A atuação de Berlusconi na mídia nacional teria "efeitos negativos sobre a diversidade e pluralidade das informações da televisão italiana", afirma relatório.
Para o IPI, o uso político da RAI é "preocupante" e observa intensificação desta prática durante o governo de Berlusconi, visto que a televisão é a principal fonte de informação dos italianos.
Em oposição, o estudo revela que a mídia impressa "dispõe de maior liberdade e diversidade de opiniões políticas", apesar de os principais jornais do país serem financiados por grupos industriais "cujas prioridades nem sempre coincidem com a dos editores".
As dificuldades dos jornalistas em investigar o crime organizado no país, principalmente em regiões influenciadas pela atuação de máfias, também foi questionada pelo estudo.
Segundo o instituto, lei aprovada na Itália em defesa da privacidade, e que permite a proibição de publicação pela mídia de investigações criminais e multa de até 500 mil euros a editores, pode prejudicar a liberdade de imprensa naquele país.
Leia mais
-






