Entidade internacional revela preocupação com liberdade de imprensa na Itália

Entidade internacional revela preocupação com liberdade de imprensa na Itália

Atualizado em 17/11/2010 às 16:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Pesquisa do Instituto de Imprensa Internacional (IPI, em inglês) realizada na Itália constatou grande preocupação sobre o controle de mídias pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi no país e a politização da emissora de televisão pública RAI, informa o jornal The Guardian .

A atuação de Berlusconi na mídia nacional teria "efeitos negativos sobre a diversidade e pluralidade das informações da televisão italiana", afirma relatório.

Para o IPI, o uso político da RAI é "preocupante" e observa intensificação desta prática durante o governo de Berlusconi, visto que a televisão é a principal fonte de informação dos italianos.

Em oposição, o estudo revela que a mídia impressa "dispõe de maior liberdade e diversidade de opiniões políticas", apesar de os principais jornais do país serem financiados por grupos industriais "cujas prioridades nem sempre coincidem com a dos editores".

As dificuldades dos jornalistas em investigar o crime organizado no país, principalmente em regiões influenciadas pela atuação de máfias, também foi questionada pelo estudo.

Segundo o instituto, lei aprovada na Itália em defesa da privacidade, e que permite a proibição de publicação pela mídia de investigações criminais e multa de até 500 mil euros a editores, pode prejudicar a liberdade de imprensa naquele país.

Leia mais

-