Entidade internacional pede libertação de jornalista detido em Israel

Entidade internacional pede libertação de jornalista detido em Israel

Atualizado em 20/08/2010 às 11:08, por Redação Portal IMPRENSA.

A Federação Internacional de Jornalistas (IFJ, sigla em inglês) pediu às autoridades de imigração israelenses para rever a ordem de detenção contra o jornalista gambiano Boubacar Ceesay, que havia tentado entrar em Israel, em 2009, sem documentação.

De acordo com informações da agência EFE, o secretário-geral da IFJ, Aidan White, afirmou que Cessay "já sofreu bastante" com o caso. O gambiano teria sido detido e torturado em seu país de origem depois que publicou um artigo sobre corrupção no jornal The Independent.

Um tribunal de Tel Aviv, capital israelense, ordenou a soltura do jornalista em maio deste ano. Porém, as autoridades de imigração ganharam uma apelação que manteve Cessay encarcerado.

White declarou que a liberdade de imprensa em Gâmbia é muito restrita, e que além de prisões, os jornalistas são vítimas de sequestros e assassinatos, que permanecem impunes. "O histórico do regime de Gâmbia em matéria de liberdade de imprensa deve ser suficiente para proporcionar indícios razoáveis sobre por que os jornalistas buscam proteção no estrangeiro", disse o secretário-geral do IFJ, que tem o apoio da Federação Nacional de Jornalistas de Israel (NFIJ) para exigir a liberdade e a proteção do profissional de imprensa.

Leia mais

-
-