Entidade divulga lista de "predadores" da liberdade de imprensa em 2009
Entidade divulga lista de "predadores" da liberdade de imprensa em 2009
| Agência Brasil |
| Raul Castro |
Nesta segunda-feira (3), Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou lista com os quarenta "predadores" da livre expressão e do exercício do Jornalismo no ano de 2009.
Estão na lista - que elenca políticos internacionais, funcionários de vários governos, milícias e organizações criminosas - o primeiro ministro russo, Vladimir Putin, o presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, o líder líbio Muammar Gaddafi, o presidente do Irã, Mahmud Ahmadijenad, a organização separatista basca ETA e o presidente cubano, Raul Castro.
De acordo com a entidade, muitos dos citados na lista desse ano são reincidentes, como os grupos de traficantes de droga, os grupos paramilitares da América Latina como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
O ranking perdeu nomes como do chefe dos serviços secretos da Somália, Mohamed Warsame Darwish, apontado como o responsável por detenções arbitrárias de vários jornalistas, mas que foi demitido em dezembro de 2008.
Na avaliação da entidade, a situação no Iraque está melhorando, ainda que de forma lenta. A violência afeta mais a população que os profissionais de imprensa.
Ainda na região do Golfo Pérsico, no entanto, o presidente do Iémen, Ali Abdulah Saleh, foi adicionado à lista em razão dos movimentos repressivos por parte do governo.
Por conta do massacre contra trinta jornalistas, as milícias privadas das Filipinas estão no topo do lista.
Segundo informa o site do diário português Jornal de Notícias , desde o início de desse ano, de acordo com o RSF, ao menos nove jornalistas morreram em serviço em todo o mundo e outros 168 foram presos.
Clique para ver a lista da RSF.
Leia mais






