Entidade de imprensa pede investigação de financiamento de ONGs venezuelanas pelos EUA
Entidade de imprensa pede investigação de financiamento de ONGs venezuelanas pelos EUA
Uma entidade de imprensa alinhada ao governo do presidente venezuelano Hugo Chávez solicitou ao Ministério Público do país uma investigação contra ONGs que seriam financiadas pelos EUA, informaram os jornais El Universal e El Nacional .
O Movimento Jornalismo Necessário, simpático ao governo chavista, utilizou documentos recentemente desclassificados pelo Congresso norte-americano para acusar as organizações Instituto de Imprensa e Sociedade (IPYS) e Espaço Público de proselitismo político.
De acordo com a Agência Venezuelana de Notícias, juntas, as ONGs teriam recebido cerca de US$ 4 milhões "para promover espaços de ataque a Chávez" utilizando ativismo político por meio de novas tecnologias. A Agência diz que o financiamento é remetido às organizações pelo Departamento de Estado americano e "evade qualquer tipo de controle e se movimento no mercado ilegal de divisas".
Em comunicado, as ONGs disseram que defendem a liberdade de imprensa. Disseram, ainda, não ser crime atuar com financiamento internacional. O diretor da Espaço Público declarou ao site Tal Cual que recebe aporte de várias instituições, entre elas, a Organização dos Estados Americanos (OEA). "Não temos nada a ver com qualquer projeto político-partidário", declarou, segundo informa o Knight Center for Journalism in the Americas.
Leia mais






