Entidade de direitos humanos critica detenção de jornalistas na Cisjordânia
Entidade de direitos humanos critica detenção de jornalistas na Cisjordânia
Nesta quinta-feira (12), o Centro Palestino para os Direitos Humanos (PCHR) divulgou um comunicado condenando a detenção de jornalistas na Cisjordânia pelo Serviço de Segurança Preventivo (PSS), subordinado à Autoridade Nacional Palestina (ANP).
No dia 24 de janeiro, foram presos os jornalistas Samer Amen Khwaira e Ahmed al-Nikawi, da televisão libanesa Al Quds. Segundo a PCHR, Khwaira "tinha sido previamente chamado a se apresentar perante o PSS e o Serviço Geral de Inteligência em várias ocasiões para ser interrogado e, em uma delas, permaneceu detido durante mais de dois meses".
Para a entidade, as detenções são "um ataque à liberdade de imprensa e ao direito à livre expressão, reconhecidos pela lei palestina básica e instrumentos internacionais de direitos humanos", informou a agência de notícias Efe.
No comunicado, a ONG ainda pede que os Governos de Gaza e Ramala "não abusem dos jornalistas nem os utilizem como parte do conflito político", e que eles "possam realizar seu trabalho sem ameaças".
Leia mais






