Entidade critíca abordagem da mídia brasileira a respeito da seleção argentina

Entidade critíca abordagem da mídia brasileira a respeito da seleção argentina

Atualizado em 17/06/2010 às 19:06, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

Por

No começo dessa semana, o Club Argentino do Rio de Janeiro, entidade que reúne descendentes e imigrantes, declarou contrariedade a uma propaganda da cerveja Skol em que a imagem de seus compatriotas teria sido desrespeitada.

Em depoimento ao Portal IMPRENSA, a entidade reforçou seu repúdio ao uso do termo "maricón" na peça produzida pela agência F/Nazca, intitulada "Argentinos no Samba", e acusou a mídia brasileira de criar um factoide da seleção Argentina.

"Realmente a mídia escrita/oral/TV do Brasil está criando um fantasma com a seleção Argentina como nunca temos lido, visto ou escutado nas últimas décadas em que moramos no Brasil. Outro exemplo seria a coluna de hoje [quarta-feira (16)] do Ancelmo Góis", observou a entidade citando uma foto publicada pelo colunista de O Globo em que mostra uma lixeira decorada com as cores do time argentino e estampada com a expressão "maricón".

O Club esclareceu que a crítica não se refere a todo o comercial, mas ao uso indevido da palavra "maricón", que "é usada na Argentina para indicar um 'mau caráter', 'covarde', 'aquele que não respeita uma amizade' e muitas outras coisas desagradáveis". "Como pode ver, nossa indignação foi para com os termos usados e não para com a publicidade em si mesma", observou.

"As propagandas veiculadas pela Skol, ate que são divertidas e oportunas mostrando nossa juventude desajeitada e uma rivalidade sadia. Ate aí, tudo vem, mais quando falam palavras como "maricón" demonstram que não conhecem exatamente os significados que tem para um argentino ser chamado por essa palavra", reiterou o Club.

A entidade disse, ainda, que enviou uma carta rechaçando a veiculação da peça à Skol, à Rede Globo e à agência F/Nazca, mas que ainda não obteve resposta.

"Faltou humor"

Ao Portal IMPRENSA, Ancelmo Góis amenizou as críticas do Club e declarou que não teve intenção de diminuir ou ridicularizar os argentinos ao publicar a foto.

"Falta um pouco de humor; um pouco de espírito mais esportivo; não pode levar tudo ao pé da letra", disse o jornalista. Ele informou, ainda, que diante das reações, disponibilizou espaço em sua coluna da próxima sexta-feira (18) para o pronunciamento da entidade.

Leia mais