Entidade apresenta relatório sobre espionagem contra jornalistas no governo Uribe

Entidade apresenta relatório sobre espionagem contra jornalistas no governo Uribe

Atualizado em 06/12/2010 às 13:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Agência Brasil
Álvaro Uribe
Um relatório da Fundação para a Liberdade de Imprensa (Flip, na sigla em espanhol) apresenta uma suposta campanha de difamação e espionagem contra jornalistas comandada pelo serviço de inteligência da Colômbia durante o governo de Álvaro Uribe.
O documento apresentado pela Flip se baseia no escândalo de escutas telefônicas ilegais contra juízes, opositores políticos e jornalistas no governo anterior orquestradas pelo Departamento Administrativo de Segurança (DAS).
Segundo informa o Knight Center for Journalism in the Americas, até o momento, foi confirmado que cinco jornalistas foram espionados, ameaçados ou difamados pelo DAS entre 2003 e 2008, sendo eles Daniel Coronell, Claudia Julieta Duque, Gonzalo Guillén, Carlos Lozano e Hollman Morris.
Apesar de o ex-presidente negar que tenha ordenado a espionagem, na semana passada, mais de quarenta pessoas e organizações de vítimas das ações da DAS moveram ações contra o governo e contra homens de confiança de Uribe.
Embora Uribe tenha negado a espionagem e quebra de sigilo, ele afirmou que pediu aos investigados pelos processos que peçam asilo em outros países.

Leia mais