Entidade acusa rádios dos EUA de não tocar músicas que exigem copyright
Entidade acusa rádios dos EUA de não tocar músicas que exigem copyright
Entidade acusa rádios dos EUA de não tocar músicas que exigem copyright
A agência reguladora do setor de comunicação dos EUA iniciou um inquérito para investigar se algumas rádios do país se recusam a tocar as músicas de artistas que exigem o pagamento de roaylties.
Uma petição entregue em junho por músicos à Comissão Federal de Comunicações (da sigla em inglês FTC) acusa estações de rádio de ignorar as músicas de artistas que sejam favoráveis à lei que garante o pagamento de direitos autorais.
O grupo de músicos, intitulado musicFIRST, disse, ainda, que algumas das rádios se recusam a transmitir anúncios em apoio ao projeto de lei.
De acordo com informações da agência de notícias Reuters, uma nota oficial da FTC comunica que o tema será posto em debate público até o próximo dia 23 de setembro.
Na semana passada, durante uma audiência no Senado americano, a musicFIRST disse que as emissoras do país tocam as músicas de graça e que os EUA são um dos poucos países que não pagam direitos autorais aos artistas quando suas músicas são tocadas no rádio.
A National Association of Broadcasters (NAB), entidade que representa as rádios, contrargumenta dizendo que o rádio é uma importante ferramenta de promoção e marketing para os artistas.
O CEO da NAB, Dennis Wharton, classificou a petição da entidade musicFIRST como uma "distorção". "Diferentemente do que é sugerido na petição, as rádios não têm nenhuma obrigação de tocar tudo que é oferecido a elas", disse Wharton.
Leia mais






