Encontro Internacional de Jornalistas na Tríplice Fronteira discute cobertura jornalística na região

Encontro Internacional de Jornalistas na Tríplice Fronteira discute cobertura jornalística na região

Atualizado em 24/11/2010 às 12:11, por Redação Portal IMPRENSA.

O Encontro Internacional de Jornalistas na Tríplice Fronteira, sediado em Ciudad Del Leste (Paraguai), reunirá profissionais de imprensa do Brasil, Argentina e Paraguai para analisar e debater a cobertura jornalística feita na região de fronteira entre os três países sobre temas como contrabando, turismo, cultura, meio ambiente, entre outros.

O evento acontece entre os dias 26 e 28 de novembro, e é organizado pelo Fórum de Jornalistas Paraguaios (Fopep) e Argentinos (Fopea); pelo Fórum de Trabalhadores de Imprensa e Comunicação Social de Missões (Fopremi), e pela Associação Brasileira de Jornalistas de Investigação (Abraji). O encontro terá a presença dos jornalistas brasileiros Denise Paro, do jornal A Gazeta do Povo de Curitiba, e Tyndaro Menezes, da Rede Globo; da ministra do Turismo do Paraguai, Liz Cramer; da repórter do La Nación, Mariana Ladaga; autoridades ligadas à Justiça, como o ex-juiz federal de El Dorado (Argentina), Mario Achiro Doi, entre outros profissionais.

Durante os três dias, acontecerão mesas de debate e oficinas com os seguintes temas: "Temas habituais da agenda de cobertura jornalística na Tríplice Fronteira", "Como adotar medidas de proteção e segurança em coberturas perigosas", "O jornalismo e a ação da Justiça ante o crime organizado", "Os mitos e verdades do suposto financiamento ao terrorismo islâmico desde a Tríplice Fronteira", e "Guia de fontes para cobrir a Tríplice Fronteira: Treinamento de como investigar contrabando, delitos financeiros, controle aduaneiro, litígios internacionais, etc."

Ao final, os participantes apresentarão um documento, intitulado "Declaração dos Jornalistas da Tríplice Fronteira", em que farão recomendações sobre a postura a ser adotado ao abordar os temas discutidos nos debates do encontro. A adesão participativa ao texto custará US$ 25 por pessoa e US$ 15 para estudantes de Jornalismo. A taxa é gratuita para membros das organizações responsáveis pelo evento, segundo informou o portal Midiamax.