Encontro Internacional África-Brasil Igualdade racial: um desafio para a mídia
Encontro Internacional África-Brasil Igualdade racial: um desafio para a mídia
USP, SESC-SP e Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação de Genebra realizam, em outubro,
A abertura oficial do evento será no dia 12/10, no SESC Vila Mariana, e contará com a presença de 20 jornalistas da África e América Latina e afro-brasileiros de diferentes áreas de atuação para dialogar e estabelecer uma agenda de compromissos.
Entre os dias 12 e 14 de outubro próximo, a Universidade de São Paulo, por meio de seu Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP), o SESC-SP e o Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação (IIJC) realizam o no auditório do SESC Vila Mariana (rua Pelotas, no. 141). A Companhia Vale do Rio Doce, a Paulus Editores e a South Africa Airways são os patrocinadores oficiais do evento. O programa completo está disponível nos sites www.usp.br/nce e www.sescsp.org.br/africabrasil
Participarão das mesas-redondas e painéis 20 jornalistas convidados de países africanos e da América Latina e personalidades brasileiras dos mais variados campos de atuação engajadas no movimento negro, entre as quais a cantora Leci Brandão, Ubiratan Castro, da Fundação Cultural Palmares, Elisa Lucas Rodrigues, presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, Emanuel Araújo, do Museu Afro-Brasil, a atriz Zezé Mota e o cineasta Joelzito Araújo. Também está programada uma mostra de filmes e documentários afro-brasileiros e a apresentação do Grupo Okun de Cultura Afro-brasileira.
"A igualdade racial é uma meta a ser alcançada na sociedade contemporânea e esforços como esse encontro visam acelerar esse processo", afirma o Prof. Ismar de Oliveira Soares, coordenador do NCE/USP e presidente do Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação, com sede em Genebra, na Suíça, e atuação em 120 países nos quais tem promovido debates e atividades voltadas para discutir essa temática entre jornalistas.
Diálogo inédito - O Prof. Ismar Soares destaca que nunca tantos jornalistas africanos tiveram a oportunidade de contar, por sua própria voz e em outro continente, a problemática racial em suas próprias sociedades. "Ao lado de afro-brasileiros das áreas acadêmica, artística, política, jurídica, religiosos e precursores do movimento negro, esse encontro vai promover o diálogo profundo, inédito e absolutamente fundamental sobre o tema etnia e raça e os desafios que apresenta para a mídia e os processos de comunicação, especialmente no Brasil, na África e na América Latina", ressalta.
O também vai propiciar um espaço de estudos para jornalistas, comunicadores, pesquisadores, educadores, lideranças políticas e agentes culturais. Além de promover relatos de experiências e análises de natureza antropológica, política e cultural, o encontro destina-se à celebração de compromissos para a implementação de ações coletivas e de políticas públicas focadas na igualdade racial. Durante o evento, a ANDI, Agência Nacional pelos Direitos da Infância, de Brasília e uma das apoiadoras do encontro, apresentará um estudo sobre o comportamento da mídia impressa brasileira no que diz respeito ao tema etnia e raça.
Cobertura jornalística por jovens educomunicadores - Outro aspecto inovador do será a cobertura jornalística realizada por adolescentes de escolas públicas do município de São Paulo e dos estados do Centro-Oeste, bem como do colégio particular paulistano São Luis, todos vinculados ao Projeto Educom coordenado pelo NCE/USP.
"Os jovens envolvidos nessa ação participarão, previamente, de oficinas nas quais mergulharão no universo da cultura afro-brasileira, além de aprender a produzir materiais em vários suportes midiáticos. Durante o evento, eles acompanharão os painéis e mesas-redondas, produzindo notícias que divulgarão nos sites do SESC, do NCE e do Colégio São Luís, abrindo o diálogo sobre o tema com adolescentes e jovens de outros lugares do Brasil e do mundo", conta o coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da USP.
Coordenam as atividades do evento o Prof. Ismar de Oliveira Soares, do NCE/USP, Hédio Silva, secretário de Justiça do Estado de São Paulo e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, Mônica Oliveira, da ABONG, Joseph Chittilappilly, do Instituto Internacional de Jornalismo e Comunicação e Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC-SP.
Saiba mais:
Informações sobre o evento www.usp.br/nce ou www.sescsp.com.br.
Inscrições www.sescsp.com.br.
Para falar com a Comissão Organizadora envie mensagem para o e-mail: africabrasil@usp.br. 





