Empresas que hospedam blogs na China firmam "Pacto de Autodisciplina"
Empresas que hospedam blogs na China firmam "Pacto de Autodisciplina"
Na última terça-feira (21/08), cerca de 20 empresas que hospedam blogs na China firmaram um "pacto de autodisciplina", elaborado pela Sociedade Internet do país, pertencente ao Ministério de Indústria e Informação chinês.
Com o pacto, o governo poderá obrigar que as empresas censurem o conteúdo dos blogs e identifique os bloqueiros, o que, de certa forma, contraria a renúncia do governo chinês de impor um registro aos profissionais que trabalham com as páginas livres.
O pacto, firmado em Pequim, estabelece, entre outras coisas, que os "provedores de blogs deverão vigiar os comentários (...) e suprimir rapidamente as informações ilegais e maldosas".
Os artigos 11 e 12 os obrigam a adoção de um sistema de gestão de segurança que permita conservar a identificação dos blogueiros, incluindo o nome verdadeiro, o endereço, o número de telefone e o número postal.
Segundo o Pacto, as empresas também deverão adotar uma "autodisciplina sincera e proteger os interesses do Estado e do Partido". Ação semelhante já foi adotada aos portais de internet na China.
Entre as empresas que assinaram o pacto estão a Mns.cn e Yahoo.cn.






