Empresas e governo do Reino Unido sofrem 70 ataques de ciberespionagem por mês

O diretor do Centro de Escutas do Reino Unido (GCHQ), Iain Lobban, revelou que o governo britânico e companhias privadas sofrem cerca de 70 ataques de ciberespionagem por mês.

Atualizado em 01/07/2013 às 15:07, por Redação Portal IMPRENSA.


Segundo a EFE, os hackers estrangeiros roubam há cerca de dois anos segredos empresariais do Reino Unido. Mas, apesar de saber que os ataques vem de estrangeiros, o diretor do GCHQ disse não ter identificado de quais países.
"Há gente que está por trás da propriedade intelectual e depois procura obter um benefício nacional. Há alguns anos começamos a pensar que isto tinha a ver muito com o setor da defesa, mas na realidade é de qualquer propriedade intelectual que possa ser recolhida", disse Lobban.
O presidente da empresa de telecomunicações BT, Michael Rake, afirmou que essas ameaças são "reais", "sofisticadas" e causam "danos financeiros", uma vez que a espionagem está focada em descobrir as atividades financeiras das empresas.
O responsável pelos serviços de contra-espionagem MI5, que preferiu se manter em anonimato, disse que há países "interessados em fusões de companhias e na atividade de aquisições, suas intenções de negócios conjuntos, sua direção estratégica sobre os próximos anos".