Empresas de tecnologia adotam medidas de segurança para evitar espionagem

Google, Facebook, Microsoft e Yahoo tentam reconquistar confiança de usuários.

Atualizado em 17/06/2014 às 10:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Grandes empresas de tecnologia, como o Google, Facebook, Microsoft e Yahoo estão se preparando para proteger seus servidores de uma possível espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA), informou o The New York Times .
O Google, por exemplo, está criptografando mais dados enquanto transfere servidores e tem ajudado clientes a codificarem seus e-mails, medida que também está sendo tomada pelas redes sociais, como o G+. A empresa instalou também seus próprios cabos de fibra óptica sob os oceanos para garantir mais controle sobre o tráfego de dados de seus clientes. A ação busca manter os negócios no exterior, em países como Brasil e Alemanha, que ameaçaram confiar dados apenas a provedores locais.
Crédito:Divulgação Google vai criptografar mais dados de seus usuários para evitar espionagens Já a Microsoft irá, até o final do ano, "lacrar" todos os seus produtos, incluindo o Hotmail e o Outlook.com, com uma criptografia de 2.048 bits, proteção mais forte e bem mais difícil de ser derrubada.
Até 2013, as empresas de tecnologia não tinham permissão para identificar as solicitações de dados feitas pelo governo dos Estados Unidos, segundo prevê a Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira. Em janeiro, entretanto, Google, Facebook, Yahoo e Microsoft fecharam um acordo com a administração Obama para divulgar o número desse tipo de solicitações em grupos de mil. As companhias também concordaram em arquivar seus processos no Tribunal de Vigilância de Inteligência Estrangeira.