Empresas de Portugal que atuam em Angola são alvo de denúncia de jornalista

Empresas de Portugal que atuam em Angola são alvo de denúncia de jornalista

Atualizado em 04/08/2010 às 16:08, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista angolano Rafael Marques afirmou que muitas empresas de Portugal, que operam em Angola, são corruptas. Segundo ele, existe "um esquema de corrupção e libertinagem à volta dos bens públicos angolanos", denunciou em entrevista à agência Lusa.

Marques criticou as empresas internacionais que operam no país e que contribuem "para que a corrupção seja a principal instituição de Governo". O jornalista disse ainda que "quase todas as empresas portuguesas, para se estabelecerem no mercado angolano, arranjam sempre como sócio um ministro, a família presidencial ou um general, o que configura situações de tráfico de influências, de corrupção ativa de dirigentes e outros atos ilícitos".

"Isto não contribui para o desenvolvimento, é uma forma anormal de reforçar o poder político e econômico de uma elite predadora, em detrimento de todo um povo", afirmou o jornalista ao portal iOnline.

Para o jornalista, é preciso uma mudança radical para beneficiar os dois países. "Hoje pode roubar-se muito em Angola", finaliza.

Leia mais

-

-