Empresas de alimento dos EUA burlam leis de propaganda para crianças

Segundo estudo feito pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, empresas alimentícias do país estão burlando as novas regras de anúncio.

Atualizado em 03/08/2011 às 15:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Segundo estudo feito pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, empresas alimentícias do país estão burlando as novas regras de propaganda para crianças.
Há pouco tempo, uma lei que restringe peças publicitárias de fast-food, doces e outras "junk food" direcionadas para o público infantil foi aprovada. Com a medida, muitos canais de televisão deixaram de veicular anúncios que pudessem remeter a guloseimas ou comidas gordurosas.
Entretanto, indústrias como a Coca-Cola e o McDonald's não estão respeitando a legislação. Apesar de não realizarem mais propagandas voltadas para crianças, elas anunciam em horários e programas que são assistidos por pessoas com faixa etária entre 2 e 17 anos. A atração "American Idol", que é voltada para a família, exemplifica a questão.

Como defesa, a Associação Nacional de Publicidade dos EUA afirma que as leis estão sendo seguidas. "O governo determinou critérios bastante claros e nós os seguimos. Eles não estão olhando para propaganda voltada só para crianças, mas para toda a publicidade que pode ser vista por crianças" ressalta Dan Jaffe, vice-presidente executivo da ANA.
As informações são do site .
Leia mais

- -