Empresa ligada a primeiro-ministro compra 2º maior grupo de mídia da Turquia
Empresa ligada a primeiro-ministro compra 2º maior grupo de mídia da Turquia
Com um lance de US$ 1,1 bilhão em um leilão público, realizado nesta quarta-feira (05), o grupo Çalik assumiu o controle do segundo maior grupo de mídia da Turquia, o Sabah-ATV, que engloba um dos jornais mais vendidos da Turquia, o Sabah , além de um dos canais de TV de maior audiência, o ATV. Fazem parte ainda do conglomerado de mídia um jornal esportivo, revistas e jornais regionais.
A Çalik - empresa com a atuação nos setores têxtil, energético e de construção civil - foi a única a participar do leilão, já que os outros dois concorrentes RTL de Luxemburgo e o Carlyle, dos EUA, que estavam aliados a empresas turcas, se retiraram do leilão por não concordarem com seu valor inicial.
Uma polêmica gerada em torno do negócio é que a empresa tem como um de seus diretores Berat Albayrak, genro do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan. A oposição acusa o governo de querer controlar os meios de comunicação.
A Çalik anunciou, após o leilão fechado com lance mínimo, que pretende incluir um sócio estrangeiro no grupo. Pelas leis turcas, é permitido apenas 25% de capital estrangeiro nos meios de comunicação.






