Empresa lança software de autodestruição de dados
Empresa lança software de autodestruição de dados
A companhia inglesa Virtuity está com uma proposta diferente para manter a segurança em notebooks empresariais. A empresa desenvolveu um sistema que mapeie as áreas de permissão para as quais o dispositivo pode ser levado e que, caso sejam ultrapassadas, causará o apagamento dos dados contidos no disco rígido.
O sistema de rastreamento sem fio se chama Backstopp e utiliza o endereço IP, tags RFID e localização GPS para determinar onde está a máquina. Caso ela seja movida para um local não autorizado, o bloqueio e a auto-destruição podem ser disparados. O software ainda possui um serviço que possui capturar imagens, caso o notebooks tenha uma webcam.
De acordo com Dean Bates, CTO da empresa, geralmente os computadores não são roubados em razão de seus dados, mas o receptor comumente se depara com os dados do antigo dono e, em alguns casos, utiliza de forma maléfica estes dados. Segundo ele, este novo software previne o uso ilícito.
Segundo informa o site The Inquirer, o programa Serpa vendido pelo preço de 10 libras (cerca de R$ 20) ao mês, oferece relatórios para que os administradores saibam quais laptops contêm quais dados e o nível de segurança da máquina.
Leia mais






