Empresa de jornalista espanhol oferece biografias por encomenda a cidadãos comuns

Empresa de jornalista espanhol oferece biografias por encomenda a cidadãos comuns

Atualizado em 18/11/2008 às 14:11, por Redação Portal IMPRENSA.

A companhia espanhola Memorália acaba de lançar um serviço de biografia por encomenda. Um dos sócios da empresa, o jornalista Jorge Escohotado, afirmou à BBC que o objetivo é "democratizar o gênero da biografia" para pessoas que não são celebridades, mas que desejam ter sua vida transformada em livro.

A idéia surgiu quando Escohotado trabalhava na seção de obituários do jornal espanhol El Mundo . "Um dia, em casa, eu me surpreendi festejando a morte de três prêmios Nobel", contou o jornalista. "Claro, um obituarista vive disso. Então, pensei que era uma boa idéia lançar o obituário para as pessoas desconhecidas. Todo mundo se interessa em recordar a sua história ou as dos seus entes queridos", disse.

A Memorália promete pesquisar, entrevistar as pessoas mais importantes da vida do biografado e escrever a história dele em dez dias, informou a BBC Brasil. O interessado leva fotos pessoais e indica nomes, histórias e referências. Além disso, a empresa evita fofocas e polêmicas no texto.

Segundo Escohotado, "é uma espécie de jornalismo a domicílio, mas com o consentimento do personagem". A companhia também escreve histórias sobre pessoas já falecidas e sobre animais de estimação.

"Hoje em dia, a lembrança familiar só sobrevive duas gerações. Uma homenagem biográfica ajuda os descendentes a manter a história da família, dá a oportunidade de conhecer de onde vêm e porque são como são", disse o jornalista.

Sobre as biografias dos bichinhos, ele explicou que o lema da empresa é que "toda vida merece ser contada".