Empresa aérea oferecerá serviço para celulares em aviões
Empresa aérea oferecerá serviço para celulares em aviões
Na última quarta-feira (10), a TAM anunciou que oferecerá sistema de telefonia por celular a bordo de seus aviões para que possam ser usados smartphones para voz, mensagem de texto e e-mails nas rotas da América do Sul, a partir do segundo semestre do ano que vem. De acordo com a companhia, o sistema utilizado será o desenvolvido pela OnAir, o mesmo adotado pela Air France, primeira empresa aérea do mundo a oferecer esse tipo de serviço.
No Brasil, o uso de celular em aviões - que é liberado na Europa e vetado nos Estados Unidos - é proibido atualmente, mas as autoridades reguladoras estão abertas a rever a legislação. A operação dependerá da aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
No caso da Anac, será preciso rever o regulamento RBHA 121, que regulamenta a aviação comercial regular e que só permite o uso de celulares com a aeronave em solo e com as portas abertas. Mas a Associação alega que, se o aparelho não interferir na segurança de vôo, não há nenhum empecilho para que ele não seja liberado.
Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo , a Anatel foi procurada, mas nenhum diretor ou técnico estava disponível para comentar o assunto.
Leia mais






