Emissoras começam os preparativos para a cobertura do Carnaval 2008
Emissoras começam os preparativos para a cobertura do Carnaval 2008
Uma das maiores festas do Brasil acontece na próxima semana. O Carnaval é um dos eventos que mais reúne brasileiros e estrangeiros em torno de um mesmo propósito: a festa. Dessa forma, as emissoras buscam inovar na cobertura de cada evento, com o objetivo de transmitir as principais comemorações e desfiles das escolas de samba do País.
Este ano, a Band vem com a novidade de cobrir os carnavais de Recife e Olinda, na tentativa de mostrar um pouco da tradicional festa de rua, meio esquecida com as comemorações das grandes capitais. Otávio Mesquita, Luciano do Valle, Luize Altenhofen, entre outros, serão os responsáveis pela veiculação dos bonecos gigantes e personagens folclóricos, além das festividades do frevo, que conquistam multidões. Entretanto, não ficarão de fora as coberturas das festas em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, com 450 profissionais escalados, envolvidos em mais de 50h de transmissão.
Por outro lado, canais como o SBT e a Rede Record não terão nenhum tipo de cobertura para o Carnaval, contando apenas com as notícias dos programas jornalísticos. No entanto, a emissora de Sílvio Santos afirmou que pode haver uma reportagem especial no programa "Domingo Legal", apresentado por Gugu Liberato, mas que ainda não está definida.
Já a Rede TV!, pelo oitavo ano consecutivo, fará a cobertura mostrando a movimentação dos bastidores dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, além da festa com os trios elétricos, em Salvador. Além disso, a apresentadora Monique Evans fará uma reportagem especial da porta do tradicional Baile Gay do Rio de Janeiro, que será veiculada na terça-feira, dia 5 de fevereiro.
Já a Rede Globo de Televisão aposta nas inovações tecnológicas para a cobertura da festa. Uma câmera suspensa a 17 metros do chão, para cobrir praticamente toda a extensão da avenida, será instalada na Marquês de Sapucaí, para transmitir os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Além disso, a captação das imagens será feita com câmeras HD. Isso quer dizer que em São Paulo, onde o sistema digital já começou, o telespectador assistirá à primeira transmissão de Carnaval em alta definição da TV brasileira. No total, 1, 6 mil pessoas estarão envolvidas nas transmissões de São Paulo e Rio de Janeiro, além dos links que veicularão as festas regionais por todo o Brasil.






