Emissora de TV italiana anuncia que não exibirá vídeos do Estado Islâmico

O canal italiano RAI News 24 anunciou que não exibirá os vídeos feitos pelo grupo Estado Islâmico, inclusive em seu site. A justificativa foi apresentada por Monica Maggioni, diretora da cadeia RAI News Group, numa coluna publicada pelo jornal Il Tempo.

Atualizado em 02/03/2015 às 12:03, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Divulgação/RAI News Diretora do grupo RAI News explicou porque suas emissoras não exibirão imagens do EI
De acordo com Le Fígaro , ela explica que a decisão foi tomada após meses de discussões. "Agora o Estado Islâmico se transformou em uma espécie de Hollywood terror. Seus vídeos são estudados, cada comunicação é refletida. E nós não queremos ser parte de sua propaganda".
A decisão da RAI News 24 abriu um debate sobre como as emissoras de TV devem trabalhar as imagens do grupo terrorista, delimitando a linha entre informação e propaganda. Apesar de não apresentar as imagens, o canal italiano garante que continuará informando os telespectadores sobre o Estado Islâmico.
Na França, os canais de televisão não transmitirão as imagens de execuções, apenas mostrarão reprodução das imagens dos vídeos. Caso não procedam desta forma, serão imediatamente sancionado pelo Conselho Superior do Audiovisual (CSA).