Emissora de TV é acusada de distorcer comentários de presidente recém-eleito no Irã
Nesta sexta-feira (2/8), apenas dois dias antes de sua posse como novo presidente do Irã, Hassan Rouhani declarou que a ocupação israelense de terras palestinas havia infligido uma "chaga" no mundo muçulmano.
Atualizado em 02/08/2013 às 15:08, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Divulgação Fala de presidente recém-eleito foi distorcida por emissora de TV
A citação foi transmitida pela emissora estatal iraniana Press TV. Uma reportagem anterior da agência de notícias estudantil ISNA, no entanto, havia citado o líder como se ele tivesse dito algo diferente. "O regime sionista é uma chaga que se estabeleceu no corpo do mundo muçulmano por anos e deve ser removida."
Segundo a Reuters, a segunda versão ecoou o discurso anti-israelense do presidente Mahmoud Ahmadinejad, que está deixando a posição, mas foi repudiada pela mídia estatal.
Em seguida, a Press TV transmitiu um trecho de uma conversa entre Rouhani e jornalistas. "Afinal de contas, em nossa região tem havido por anos uma chaga sobre o corpo do mundo muçulmano, sob a sombra da ocupação da terra sagrada da Palestina e da amada Al Qods (Jerusalém)", dizia o presidente.
Para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a versão da ISNA mostrava que o clérigo iraniano, supostamente moderado, era tão hostil a Israel quanto Ahmadinejad.





