Emissora de rádio voltada para o público gay sofre ameaças na Colômbia
Emissora de rádio voltada para o público gay sofre ameaças na Colômbia
A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou nesta sexta-feira (05) um comunicado de apoio a emissora comunitária Radio Diversia, da Colômbia. Primeira rádio destinada ao público GLBT do país (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros), ela é transmitida via Internet pela América Latina.
No dia 30 de abril, foram roubados computadores da emissora que continham uma lista de colaboradores, jornalistas, atividades e projetos da rádio. Um grupo chamado "La organización", que crê defender uma "cruzada moral", reivindicou recentemente ações violentas de caráter homófobico no país.
Dias após o assalto, a Radio Diversia teve que suspender seus programas após o anúncio de um atentado a bomba. No dia 5 de maio, o diretor Carlos Serrano recebeu um aviso para deixar o país no prazo de oito dias. Apesar das ameaças, a rádio tenta transmitir sua programação fora de seus locais habituais e em condições precárias.
A ajuda da Repórteres Sem Fronteiras permitirá a reposição do material roubado e a transmissão diária da programação entre 14h e 18h. Os gastos com funcionamento chegam a 1,7 mil euros por mês. Além da RSF, a Fundación para la Libertad de Prensa (FLIP) e a Federación Internacional de Periodistas (FIP) também estão apoiando a emissora.
Leia mais






