Emissora de Portugal veicula fotos de crianças nuas e é repreendida

Emissora de Portugal veicula fotos de crianças nuas e é repreendida

Atualizado em 09/06/2009 às 14:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Em Portugal, o Conselho Regulador da ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) reprovou atitude da emissora TVI que veiculou, em um de seus telejornais, fotografias de crianças nuas retiradas de um site de pornografia infantil.
Para a ERC, a emissora "violou normas ético-legais que norteiam a prática jornalística, nomeadamente os deveres de não identificar, direta ou indiretamente, as vítimas de crimes sexuais e de respeitar a reserva da intimidade, a privacidade e a dignidade das crianças visadas na peça jornalística".
De acordo com informações do site português Correio da Manhã, a queixa da ERC representa ação de um telespectador que acionou a entidade reguladora por conta da edição de 4 de setembro 2008 do "Jornal da Uma" em que as imagens dos menores foram veiculadas.
A TVI esclareceu que a matéria se revestia de "relevância e atualidade jornalística". O diretor de informação do canal, João Maia Abreu, disse ao Correio da Manhã que desconhece o comunicado e que irá analisar o caso assim que for acionado pela ERC oficialmente.
Leia mais