Emissora alemã de TV pede desculpas por divulgar caso de doping

Emissora alemã de TV pede desculpas por divulgar caso de doping

Atualizado em 17/01/2008 às 15:01, por Redação Portal IMPRENSA.

O canal alemão de TV "ARD" pediu desculpas públicas pelas informações divulgadas, há dois dias, sobre um suposto escândalo de doping envolvendo um laboratório em Viena, na Áustria. A emissora se desculpou por ter causado uma suspeita generalizada contra os praticantes de biatlo e esqui de fundo da Alemanha.

"Não é compatível com nossa missão lançar estas suspeitas generalizadas sem ter dados que as comprovem", disse um apresentador do canal, antes da transmissão da Copa do Mundo de biatlo.

O caso de doping divulgado anteriormente pela "ARD" envolvia o ciclista russo Denis Menchov e o dinamarquês Michael Rasmussen, além de esquiadores e atletas de biatlo. Todos teriam feito transfusões sanguíneas.

Segundo informações da agência EFE, o laboratório envolvido teria chamado a atenção das autoridades austríacas depois que o ex-presidente da Agência Mundial Antidoping, Richard Pound, escreveu uma carta assegurando que havia "boas razões" para pensar que o doping sanguíneo seria praticado no local.

A carta de Pound teria sido uma reação a um artigo publicado no jornal alemão Die Zeit em novembro de 2007, que citava declarações do juiz austríaco Arnold Riebenbauer. O artigo indicava que, durante uma investigação sobre doping na equipe austríaca dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, em Turim (Itália), Riebenbauer encontrou indícios que o levavam a "um laboratório de Viena".

A Federação Alemã de Esqui entrou com um processo contra a redação da emissora alemã pelas informações divulgadas.