Embaixadora da Argentina em Londres se queixa de apresentador à BBC

Segundo Alicia Castro, o comandante do programa "Top Gear", Jeremy Clarkson, ofendeu o povo argentino durante gravações no país.

Atualizado em 22/10/2014 às 15:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última segunda-feira (20/10), a embaixadora da Argentina em Londres, Alicia Castro, visitou os estúdios da rede de televisão BBC para apresentar uma queixa formal sobre um dos funcionários da emissora. O alvo da reclamação foi Jeremy Clarkson, apresentador do programa automobilístico "Top Gear".
Crédito:Reprodução/BBC Embaixadora entregou à BBC relatório acusando Jeremy Clarkson (foto)
Segundo a Reuters, a diplomata diz que Clarkson teve um "comportamento provocador" durante filmagens de seu programa na Argentina, quando teria feito declarações "ofensivas" ao povo e ao governo do país. Alicia levou também um dossiê à emissora, com cartas de cidadãos britânicos, parlamentares e celebridades sobre o apresentador.
No início de outubro, Clarkson afirmou ter sido perseguido e ameaçado por cidadãos argentinas em sua passagem pelo país quando dirigiu um veículo com a placa "H982 FKL". A numeração foi encarada como uma referência à Guerra das Malvinas - disputa travada em 1982 entre Argentina e Inglaterra pelo controle das ilhas localizadas ao sul do Oceano Atlântico (região que os ingleses chamam de Falklands).
Na ocasião, o apresentador classificou o incidente como "a coisa mais terrível" em que já se envolveu. Sobre a queixa quanto ao comportamento de Clarkson, a BBC informou que "está seguindo o procedimento habitual nesses casos".