Embaixador se reúne com secretário de Estado para resolver caso Assange

O embaixador do Equador em Londres, Carlos Abade, recebeu o secretário de Estado de Relações Exteriores do Reino Unido, Hugo Swire, para tratar do caso do jornalista e fundador do Wikileaks, , refugiado no país desde 2012.

Atualizado em 16/03/2016 às 11:03, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Reprodução Representantes do Equador e Reino Unido se reúnem para resolver caso de Assange
De acordo com a EFE, Abade destacou o desejo do Equador "de resolver a situação de Julian Assange dentro do respeito ao sistema internacional de direitos humanos das Nações Unidas". Em fevereiro, a ONU manifestou apoio ao australiano e concluiu que a detenção dele é "arbitrária", solicitando ao Reino Unido e à Suécia que o libertassem.
Depois de anos, a Suécia e o Equador assinaram, em dezembro do ano passado, um acordo de assistência legal para facilitar o cumprimento de diligências judiciais e poder dialogar com o jornalista na delegação diplomática. A Suécia quer interrogá-lo por um suposto crime sexual que ele nega e do qual não foi formalmente acusado.
Em 19 de junho, Assange completará quatro anos refugiado na embaixada do Equador em Londres. Ano passado foi encerrado um longo processo legal na justiça britânica, que decidiu a favor de sua entrega à Suécia.
O jornalista não quer ser extraditado ao país porque teme ser enviado aos Estados Unidos, onde poderia enfrentar um julgamento militar pelos segredos da segurança americana revelados pelo Wikileaks.