Embaixador russo intermediará encontro de parlamentares brasileiros com Snowden
Na última terça-feira (17/9) o embaixador da Rússia em Brasília, Serguei Okopov, se comprometeu a intermediar um possível encontro do ex-ana
Na última terça-feira (17/9), o embaixador da Rússia em Brasília, Serguei Okopov, se comprometeu a intermediar um possível encontro de Edward Snowden ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, com parlamentares brasileiros que analisam as ações de espionagem no Brasil, declararam fontes oficiais.
De acordo com a EFE, Okopov garantiu à comissão do Congresso que consultará as autoridades de seu país sobre a possibilidade de os parlamentares interrogarem Snowden, atualmente asilado na Rússia.
O diplomata afirmou que qualquer reunião está condicionada à aprovação tanto do governo da Rússia como do próprio Snowden. Além disso, o encontro não poderá romper as normas que garantem o asilo do americano em Moscou, explicou o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) em declaração aos jornalistas.
Okopov deu um prazo de pelo menos uma semana para receber uma resposta do governo da Rússia, informou Valente e um dos integrantes da comissão.
O diplomata russo, segundo informações do deputado, considera que Snowden estaria interessado em colaborar com o Congresso. "Quanto mais o mundo souber de sua situação, mais se sentirá seguro”, completou.
Leia também
- - -






