Embaixador francês é convocado por autoridades do Sudão após suposta entrevista a jornal

Embaixador francês é convocado por autoridades do Sudão após suposta entrevista a jornal

Atualizado em 17/03/2009 às 17:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Patrick Nicoloso, embaixador da França no Sudão, foi convocado pelas autoridades do país nesta terça-feira (17) para dar explicações sobre uma entrevista publicada em um jornal árabe com informações atribuídas a ele.

Segundo o jornal Asharq al-Awsat , o porta-voz da Embaixada, Eric Chevallier, teria dito que "a maioria dos países da União Europeia" ajudarão o Tribunal Penal Internacional a "executar um mandado de captura contra o presidente sudanês, principalmente se este se deslocar a Qatar de avião".

Em março, o órgão internacional emitiu um mandado de captura contra o presidente Omar el-Béchir, acusado de crimes de guerra e contra a humanidade na região de Darfur, no Sudão, vitimada pela guerra civil.

A suposta declaração francesa irritou as autoridades sudanesas, que convocaram o embaixador para dar explicações, informou a agência de notícias Angola Press. As informações do jornal foram formalmente desmentidas pelo Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, que afirmou que Chevallier "desmentiu absolutamente ter pedido aos Estados da UE para interpelarem o presidente sudanês se este se deslocar ao Qatar de avião".

Leia mais