Embaixada espanhola na Bulgária censura conferência de ilustrador

A embaixada espanhola na Bulgária teria anulado uma palestra em que o ilustrador catalão Cels Piñol faria na National Art Academy, de Sofía,em novembro.

Atualizado em 07/11/2017 às 10:11, por Redação Portal IMPRENSA.

“Viram minha postura a favor do referendo e da república e que colaboro com um partido independentista. Por isso acredito que anularam a exposição. Eu disse a eles que vou falar de quadrinhos e não de política. Respeito sua opinião, mas não a comparto”, afirmou. A informação é do jornal El Confidencial. Crédito:Reprodução El Confidencial Cels Piñol é conhecido pela popular série “Fanhunter”, uma saga de quadrinhos ambientada em um universo alternativo na qual os fãs são perseguidos. Desde 1992 são publicados jogos de role playing baseados em “Fanhunter”. Segundo o jornal, Piñol falaria de quadrinhos em sua palestra, mas o tema da conferência não teria sido levado em conta pela embaixada.
Em uma entrevista para o El Confidencial, Piñol explicou como seria o evento. "Parece que existe um problema de falta de cartunistas, e alguém da equipe diplomática da embaixada era um leitor meu e conhecia minha carreira e eles me convidaram para falar. Foi programada uma conferência e, em seguida, um encontro direto com crianças. Eu estava pronto, agora vou entregar o material à escola para que pelo menos a projetem", disse.
O ilustrador contou que espera um comunicado oficial da embaixada e que nunca perdeu o contato cordial com o órgão, mas que não considera renunciar seus ideais. “Defendo o que creio com respeito”. A embaixada não se posicionou sobre o caso.
Saiba mais: