Embaixada brasileira alerta para falso e-mail enviado para uruguaios
Embaixada brasileira alerta para falso e-mail enviado para uruguaios
Nesta quinta-feira (16), a embaixada do Brasil no Uruguai emitiu um alerta em função do envio de e-mails fraudulentos a internautas uruguaios com remetentes de órgãos públicos brasileiros.
"Registra-se cada vez com maior frequência o envio de mensagens eletrônicas falsas a destinatários localizados no Uruguai, enviados de endereços supostamente localizados no Brasil", afirma o comunicado.
O comunicado afirma que os correios eletrônicos, na maioria dos casos, tratam de supostas intimações judiciais, policiais e tributárias. "Nesses remetentes o nome de respeitadas instituições públicas brasileiras é utilizado - afirma o texto - para solicitar providências judiciais, administrativas e tributárias de cidadãos uruguaios".
O Superior Tribunal de Justiça, a Receita Federal, a Polícia Federal e o Banco do Brasil são exemplos das instituições mais citadas nas mensagens.
De acordo com informações da agência de notícias AFP, a delegação brasileira em Montevidéu declarou que as mensagens são infundadas e maliciosas e caracterizam tentativas de fraudes contra cidadãos ou de dano aos equipamentos dos destinatários. O comunicao pede que os e-mails sejam sumariamente ignorados.
"Qualquer intimação judicial ou policial proveniente do Brasil só pode ser tramitada via oficial (Poder Judicial, Ministério de Justiça, Ministério das Relações Exteriores e Embaixadas), passando necessariamente pela chancelaria e por agentes judiciais e policiais do Uruguai", finaliza o comunicado.
Leia mais






