Em propaganda no rádio, presidenciáveis citam perseguição a jornalistas de ambos os lados

No rádio, as campanhas dos 2 candidatos que ingressaram no segundo turno presidencial citam o comportamento adversário diante da imprensa.

Atualizado em 15/10/2014 às 17:10, por Redação Portal IMPRENSA.

O comportamento dos presidenciáveis diante da imprensa foi tema dos programas veiculados pelas suas próprias campanhas nesta quarta-feira (15/10). Ambos citam uma suposta perseguição aos jornalistas que um e outro teriam feito. De um lado, o programa da candidata Dilma Rousseff (PT) diz que seu adversário agiu como no “tempo da ditadura” quando governou Minas Gerais. De outro, a coligação de Aécio Neves (PSDB) afirma que o PT criou uma “lista negra” para “intimidar a imprensa”.
Crédito:Filipe Redondo/Band Candidatos acusam-se de perseguição à imprensa em horário eleitoral no rádio
Segundo a Folha de S.Paulo, a peça referente à campanha petista mostra um depoimento da ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, Eneida da Costa, para fundamentar as suas críticas. Para falar sobre o tema, uma narradora puxa o assunto: "Você sabia que o Aécio e seu grupo são acusados de intimidar e perseguir jornalistas que denunciavam ou criticavam seu governo?".
A ex-dirigente sindical responde: "tudo o que desagradava ao governo Aécio era como no tempo da ditadura". "Era um telefonema e o repórter, o fotógrafo, o editor, o jornalista em qualquer posto estava ameaçado de perder o seu emprego porque contrariou os desejos do Palácio da Liberdade, do governo de Minas, dos tucanos", criticou.

Já o tucano ressalta outra polêmica. Na propaganda do candidato, um comentarista político que figura como um dos personagens de sua campanha cita a "lista negra" criada por Alberto Cantalice, vice-presidente do PT. No site do partido, ele publicou o nome de nove líderes de opinião que seriam "propagadores de ódio". Na relação de nomes, aparecem os colunistas do jornal Folha Reinaldo Azevedo e Demétrio Magnoli, além de outros profissionais de comunicação, como Augusto Nunes, Arnaldo Jabor, Diogo Mainardi.
Lobão, Guilherme Fiúza, Danilo Gentili e Marcelo Madureira também foram citados. "Se eu der a minha opinião completa sobre o que eu acho dessa campanha de mentiras feita pelo PT, eles certamente vão me colocar na lista negra. Já fizeram uma e, para intimidar a imprensa, publicaram no próprio site do PT", diz o comentarista do programa. Os demais trechos presentes no horário eleitoral apenas seguiram os conteúdos já apresentados durante o espaço concedido na televisão aberta.
Ouça os áudios:

Campanha Dilma Rousseff (a partir de 7:20)

Campanha Aécio Neves ( a partir de 7:55)