Em parceria com DirecTV/Sky, Ibope medirá audiência de TV paga sem avisar assinantes

O Ibope anunciou parceria com a DirecTV/Sky América Latina para aferição de audiência em TV paga. Agora, as informações enviadas pelos set-box da operadora serão incorporados às análises do instituto.

Atualizado em 14/11/2013 às 11:11, por Redação Portal IMPRENSA.


Segundo a coluna “Outro Canal”, da Folha de S.Paulo , a transmissão será feita por meio de software instalado nos decodificadores, aparelhos de TV paga integrados na residência dos assinantes. Ele captura dados como horários e canais assistidos, bem como o consumo de vídeos sob demanda. Depois do armazenamento, as informações serão encaminhadas ao Ibope.


Na amostragem de audiência realizada pelo instituto via peoplemeter (aparelho que capta audiência nos domicílios pesquisados), os participantes sabem e aprovam a pesquisa. No entanto, o Ibope diz que a nova medida não substituirá o peoplemeter. A intenção é somar as duas formas.


O instituto informa que não há como acessar informações pessoais dos assinantes porque os dados chegam em forma bruta, já somados. O objetivo é lançá-los integrados à base de pesquisa de audiência de TV paga no próximo ano. A parceria envolve mais de 10 milhões de assinantes da rede na América Latina. O Ibope também negocia acordos com outras operadoras de TV paga.


Leia também

- - -