Em novo livro, Fernando Jorge traça paralelo entre Obama e Brasil

Em novo livro, Fernando Jorge traça paralelo entre Obama e Brasil

Atualizado em 13/07/2010 às 16:07, por Redação Portal IMPRENSA.

A editora Novo Século acaba de lançar o novo livro do jornalista Fernando Jorge, "Se não Fosse o Brasil, jamais Barack Obama teria nascido", que retrata a vida do presidente norte-americano e também as relações nem sempre amistosas entre o Brasil e os Estados Unidos.

A obra ainda faz uma análise sobre o racismo nos EUA, traçando paralelos com o Brasil e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando, com base em documentos, que se não fosse a obsessão da mãe de Barack Obama pelo filme "Orfeu Negro", inspirado na peça "Orfeu da Conceição", do poeta brasileiro Vinicius de Moraes, Obama jamais teria nascido.

O livro ainda aborda os mistérios da alma feminina, ao falar da mãe de Obama. De acordo com a assessoria de imprensa, Fernando Jorge aliou crítica, pesquisa e um texto claro para a realização da obra.

O escritor tem também no currículo o livro "Cale a Boca, jornalista!", de 1997, sobre as torturas sofridas por profissionais de imprensa brasileiros durante o período militar pós-1964. Com outra obra, "Getúlio Vargas e o seu Tempo", o autor conquistou o Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro.

Também escreveu "Vida e Poesia de Olavo Bilac", "O Aleijadinho" e "Santos Dumont - As Lutas, a Glória e o Martírio de Santos Dumont", que revela a personalidade do inventor do avião, do relógio de pulso e da escada em caracol.

Leia mais

-
-