Em nota, advogado garante que Roberto Carlos não processará jornalista por novo livro

Cantor não processará jornalista porque o novo livro não se trata de uma biografia de Roberto Carlos.

Atualizado em 31/05/2014 às 13:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última sexta-feira (30/5), em nota oficial assinada por Marco Antonio Bezerra Campos, advogado de Roberto Carlos, foi anunciado que o cantor não tomará qualquer medida jurídica em relação ao livro "O Réu e o Rei", do jornalista e escritor Paulo Cesar de Araújo. Na obra, ele descreve o episódio da proibição da biografia "Roberto Carlos em Detalhes", proibido de circular em 2007 após decisão judicial.
Crédito:Divulgação Jornalista conta embate judicial com Roberto Carlos em novo livro
Segundo o iG, a decisão teria sido motivada porque o novo livro não se trata de uma biografia de Roberto Carlos, "mas uma autobiografia do autor". No comunicado, o advogado diz que ao contrário do livro anterior, a obra não contém "invasão de sua privacidade e/ou injúrias ou difamações a sua pessoa".
A nota afirma que “Roberto Carlos em Detalhes” "não foi censurado ou apreendido, mas saiu do mercado em face de um acordo judicial, irrevogável e definitivo, assinado espontaneamente pelo autor do livro, o editor e a Editora."
"O Réu e o Rei" foi lançado no último dia 20 de junho, pela Companhia das Letras, sem nenhuma divulgação prévia. Na capa, a frase "Minha história com Roberto Carlos, em detalhes" faz referência à biografia proibida.
Polêmica

Roberto Carlos é um dos fundadores do "Procure Saber", movimento liderado por astistas a favor da preservação da privacidade de figuras públicas e contrário às biografias não autorizadas previamente.
O cantoe abandonou o grupo depois de se dizer incomodado com a forma agressiva como o debate foi conduzido. Ele também anunciou que prepara o lançamento de uma autobiografia.