Em meio a denúncias de censura, Maduro recebe prêmio de jornalismo na Argentina

Premiação foi concedida pela Faculdade de Jornalismo e Comunicação Social, da Universidade Nacional de La Plata

Atualizado em 29/05/2015 às 12:05, por Redação Portal IMPRENSA.

O presidente venezuelano recebeu na última quarta-feira (28/5) o Prêmio Rodolfo Walsh de Comunicação Popular, da Universidade Nacional de La Plata, na Argentina. A premiação ocorre apesar das fortes denúncias de censura e de restrições à liberdade de imprensa no país.
Crédito:Reprodução/Twitter Presidente foi homenageado por "apoio" à imprensa
De acordo com a Folha de S.Paulo , o prêmio foi concedido pela Faculdade de Jornalismo e Comunicação Social em reconhecimento aos esforços do presidente para "preservar a integração latino-americana a partir da perspectiva da comunicação relacionada ao bem-estar do povo e ao papel na democratização das comunicações na Venezuela".
O vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Rodrigo Cabezas, reforçou que a premiação também reconhece as "políticas públicas de inclusão educacional e de alfabetização do Estado venezuelano e à forte defesa contra os ataques golpistas dos grupos de mídia do país".
A honraria leva o nome do jornalista, escritor e ativista desaparecido, Rodolfo Walsh, e é concedido a pessoas que demonstram compromisso com a integração latino-americana. Entre os nomes que já receberam o troféu, estão Hugo Chávez, Evo Morales e Rafael Correa.
O cerco cada vez maior aos órgãos tradicionais de comunicação na Venezuela fez com que uma série de jornais interrompessem suas atividades no país, que também vive com vestígios do rígido controle cambial adotado por Hugo Chávez em 2003.