Em experiência, jornalistas isolados só poderão produzir notícias através de redes sociais
Em experiência, jornalistas isolados só poderão produzir notícias através de redes sociais
A partir desta segunda-feira (01/02), cinco jornalistas de quatro emissoras de rádio de língua francesa ficarão isolados em uma casa na zona rural com acesso apenas ao Twitter e ao Facebook. O objetivo é testar a qualidade das notícias geradas por eles através das redes sociais.
Segundo o Sindicato dos Jornalistas de Portugal, eles tentarão responder à pergunta: "Como informar e estar informado sem ter acesso às fontes de informação tradicionais?". Os jornalistas ficarão até 17 de fevereiro sem acesso a outros sites, TV, rádio e jornais impressos. A cada dia, os veículos em que eles trabalham comentarão as notícias encontradas pelos repórteres através dos sites de relacionamento.
Os jornalistas envolvidos fazem parte da Rádios Públicas Francófonas - associação que engloba emissoras francesa, suíça, canadense e belga - são Benjamin Muller (France Info), Nour-Eddine Zidane (France Inter), Janic Tremblay (Première Chaîne de Radio-Canada), Anne-Paule Martin (RSR - La 1ère) e Nicolas Willems (La Première-RTBF).
Todos irão usar as suas contas pessoais de Facebook ou Twitter, mas sem poderem acessar sites tradicionais de notícias, a não ser que estes sejam de links indicados por "amigos" virtuais.
Leia mais






