Em evento da SIP, presidente do "El País" fala sobre a crise dos jornais impressos

Sinônimo de qualidade jornalística e referência como jornal de língua hispânica, o espanhol El País não ficou imune à grave crise econômica que vive a Europa e em especial a Espanha.

Atualizado em 13/10/2012 às 08:10, por Luiz Gustavo Pacete.

Na semana passada, o Grupo Prisa, holding que opera o periódico, anunciou a demissão de 1/3 de seus jornalistas. Entre os principais motivos para a medida estão a queda de receita publicitária e os desafios relacionados aos novos modelos de negócios e a migração dos leitores para o ambiente digital.

Painel O Futuro do Jornalismo Ao anunciar as medidas, a diretoria do jornal pediu o empenho e a colaboração dos funcionários para que continuem fazendo um jornal de qualidade, porém com menos recursos. Juan Luis Cebrián, presidente do Grupo Prisa, virou alvo de uma série de criticas e protestos após o anúncio dos cortes. Entre as acusações contra Cebrián, esta o enriquecimento às custas do jornal. Na semana passada, os jornalistas locais do periódico se negaram a assinar matérias como forma de protesto contra as demissões.